Serviços

EXECUÇÃO DE TUNNEL LINER

As principais etapas na montagem do tunnel liner (ou serviço de bueiro metálico) são: escavação mecânica ou manual, remoção do material escavado até o emboque da obra e montagem das chapas.

Quando da execução tunnel liner se encontrar nível de água acima da geratriz superior do túnel ou material desagregado de baixo SPT, podem ser necessárias algumas técnicas como o rebaixamento de lençol freático, jet grouting, consolidação do solo etc.

É de grande importância, assim como em toda e qualquer obra subterrânea, que antes do início do serviço tunnel liner sejam conhecidas as informações preliminares sobre o tipo de solo a ser escavado (sondagens) e cadastramento de possíveis interferências (tubulações de gás, telefonia, adutoras etc) que possam ser encontradas.

A fim de evitar-se possíveis recalques ou acomodações indesejáveis é necessário fazer, no término da montagem do revestimento, injeção de argamassa de solo-cimento nos furos existentes nas chapas para preencher possíveis vazios entre a superfície externa do bueiro metálico e o solo escavado.

Solução ideal para travessias pequenas, médias e grandes, com diversas formas e diâmetros a partir de 1,20 até 5,00m, o tunnel liner, além de ser um processo de rápida execução, é seguro e mais econômico se comparado a outros métodos.

A execução tunnel liner é mecânica ou manual e se dá através da montagem modular, a cada 0,46m de chapas metálicas corrugadas e conectadas entre si através de parafusos, até se formar um anel no diâmetro desejado, executando assim o serviço tunnel liner.

O tunnel liner também possibilita a escavação na vertical para a execução de poços de visita.

REVESTIMENTOS

As chapas metálicas do tunnel liner podem ser revestidas por 3 diferentes processos que, em conjunto com a espessura das chapas, darão durabilidade à estrutura:

Galvanização por Imersão a Quente

A galvanização por imersão a quente oferece um revestimento de zinco de 910g/cm², proporcionando vida útil aproximada acima de 30 anos.

EPOXY HR

Feito por pintura a pó, é indicado para ambientes agressivos e possui uma camada de 150 µ de espessura, que protege a estrutura contra agentes corrosivos.

Pavimento de Concreto

Executado "in loco" o pavimento interno de concreto é o método que proporciona o maior aumento de vida útil à estrutura, protegendo-a dos agentes mais agressivos.

RUGOSIDADE TUNNEL LINER X RUGOSIDADE CONCRETO

O serviço de bueiro metálico revestido com pavimento de concreto oferece um aumento na capacidade de vazão da estrutura, na medida em que o coeficiente de rugosidade é reduzido. Esta é função da corrugação das chapas, cujos valores médios recomendados seguem abaixo na tabela.

Corrugação n
Tunnel Line 0,024
Revestida com concreto 0,015


Tabela Tunnel Liner Circular


Diâmetro(m) área(m²) Perimetro
Altura de aterro(m)
Minima
Maxima
Rodovia Ferrovia
Espessura (mm) Espessura (mm)
2,2 2,7 3,4 3,9 4,7 6,5 2,2 2,7 3,4 3,9 4,7 6,5
1,20 1,13 3,77 1.20* 9,00 12,90 15,50 22,10 26,50 41,00 8,50 12,90 15,50 22,10 26,10 41,00
1,40 1,54 4,40 1,20* 7,70 11,00 13,40 18,90 22,70 35,40 6,90 11,00 13,40 18,90 22,70 35,40
1,50 1,77 4,71 1,20* 7,20 10,30 12,40 17,70 21,20 33,10 6,40 9,60 12,40 17,70 21,20 33,10
1,60 2,01 5,03 1,20* 6,70 9,60 11,60 16,60 19,60 30,00 6,10 9,60 11,60 16,60 19,90 30,00
1,80 2,54 5,65 1,50 6,00 8,60 10,30 14,70 17,70 27,50 4,20 10,30 10,30 14,70 17,70 27,50
2,00 3,14 6,28 1,50 5,40 7,70 9,30 13,20 15,90 24,80 6,90 9,00 13,20 15,90 24,80
2,20 3,80 6,91 1,80* 4,90 7,00 8,40 12,00 14,50 22,50 6,90 9,00 13,20 15,90 24,80
2,40 4,52 7,54 1,90** 4,50 6,40 7,70 11,00 13,20 20,60 4,90 7,00 11,00 13,20 20,60
2,50 4,91 7,85 1,90** 4,30 6,10 7,40 10,60 12,70 19,80 4,60 6,70 10,60 12,70 19,80
2,60 5,31 8,17 2,1** 4,10 5,90 7,10 10,20 12,20 19,00 4,10 6,40 10,20 12,20 19,00
2,80 6,16 8,80 2,2** 3,80 5,50 6,60 9,40 11,30 17,70 5,50 9,20 11,30 17,70
3,00 7,07 9,42 2,3** 3,60 5,10 6,20 8,80 10,60 16,50 5,50 9,20 11,30 17,70
3,20 8,04 10,05 2,40 4,80 5,80 8,30 9,90 15,40 7,80 9,90 15,40
3,40 9,08 10,68 2,50 4,50 5,40 7,80 9,30 14,60 7,00 9,10 14,60
3,50 9,62 11,00 2,50 4,40 5,30 7,50 9,10 14,10 6,80 8,60 14,10
3,60 10,18 11,31 2,60 4,30 5,10 7,30 8,80 13,70 6,60 8,30 13,70
3,80 11,34 11,94 2,70 4,00 4,90 6,90 8,30 13,00 6,20 7,80 13,00
4,00 12,57 12,57 2,80 4,60 6,60 7,90 12,40 5,50 7,20 12,40
4,20 13,85 13,19 2,90 6,30 7,50 11,80 4,80 6,80 11,80
4,40 15,21 13,82 3,00 6,00 7,20 11,20 6,40 11,20
4,50 15,90 14,14 3,00 5,90 7,00 11,00 6,10 10,70
4,80 18,10 15,08 3,20 6,60 10,30 5,50 10,30
5,00 19,63 15,71 3,30 6,30 9,90 4,80 9,90

*Nas estruturas indicadas, usar espessura 2,70 mm, sob trem tipo ferroviário.
**Nas estruturas indicadas, usar espessura 3,40 mm, sob trem tipo ferroviário.

Outras Formas Geométricas


execução Tunnel Linner

Desenho da Seção Transversal


execução Tunnel Linner

Galeria de Tunnel Liner

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